Click for Salvador Airport, Brasil Forecast
Veja as previsões de swell, marés, fases da lua, aurora, crepúsculo, vento e chuva lá embaixo no pé da página! ******* Doe Órgãos, doe vida! *******

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tira-teima!

O surf já tinha dado o que tinha que dar; 11 da manhã e todos na frente da Surfshop de Rogério discutindo amenidades aleatórias: Anselmo queria saber como emagrecer sem parar de tomar cerveja, Tales zoando com meu short hipervelho, Guga ensinando Tales a ir ao bico do long, discussões múltiplas sobre o conceito de bullying... Até que alguém questionou qual seria o conceito técnico de uma prancha fish: largura? Tamanho? Rabeta? Tem fish round pin?
Ricardo Caracoles, shaper e pesquisador do mundo do surf, deu sua opinião e ouviu a dos outros; não se dando por satisfeito foi a campo pesquisar e mandou-me resultados.
Vamos conferir!

Final dos anos 60 e início dos 70 , as Fish boards começaram a aparecer nos pés de grandes nomes como David Nuuhiwa, Reno Abillera, Bem Aipa (com sua swallowtail stinger), e pelo 4x campeão mundial Mark Richards.
Segundo alguns surfistas locais de SanDiego-CA, foi o Shaper e surfista Steve Lis quem introduziu a máquina de fazer manobras rápidas e velozes.
As Fish não foram as primeiras pranchas com a rabeta esplitada (fendida) - splited tails - e também não foram as primeiras bi-quilhas/twinzers. 
Ambos designs já tinham sido apresentados em anos anteriores por outros shapers, como  Bob Simmons e também  Tom Blake.
Então...
FISH é o nome dado a shortboards que tem a combinação rabeta Swallow + Twinfin.
Atualmente temos as variações com tri e quadriquilhas que funcionam muito bem.

As dimensões básicas eram:

Bico: acima de 16''
Meio:  acima de 20.3/4''
Rabeta: acima de 15''
Espessura na longarina: acime de 2.7/8''
Quilhas tipo Keel: Base: 6.3/4'' x altura: 5'' e low rake( pouca inclinação para trás) com variações nas medidas.

Anexo, temos fotos de  algumas pranchas e quilhas mais usadas.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Pesquisar este blog