Click for Salvador Airport, Brasil Forecast
Veja as previsões de swell, marés, fases da lua, aurora, crepúsculo, vento e chuva lá embaixo no pé da página! ******* Doe Órgãos, doe vida! *******

domingo, 4 de dezembro de 2011

Longboarding com Mulinha

Longboard Classic na Praia da Macumba
O site da Globo, infelizmente, não permite o embedding de vídeos;
portanto, aí vai o link: http://sportv.globo.com/videos/surfe/t/ultimos/v/especial-longboard-classic-praia-da-macumba/1712410/
P.S Aqui, a resenha (solicitada e prontamente atendida com a generoidade, cordialidade e conteúdo de sempre) de Ric Caracol sobre as pranchas da matéria:

Digaê!!! 
Blz?
Sobre o filminho, Lá vai...
O nosso profissional, Rogério Vasconcelos, Alongando prá mais uma caida e que pena, ñ mostraram sua performance.Me confirme se ele ganhou. Caso positivo, congrats!!!
Comprimento: igual ou maior a 9 pés ( 1’= 305mm x 9’= 2,745mm) então 2,75 metros e não 3m como é citado pela repórter(faiô).
Deck/Piso: A maioria dos longs estão com o Deck mais flat(reto/plano), que deixa a prancha mais sensível, porem o surfista necessita colocar mais pressão nas trocas de bordas.
Rail/Bordas: iguais as de pranchinhas, média prá baixa, tipo: 5 /8’’ x 1’’ ou 3 /4’’ x 1.1 /4’’ ( Prof. X alt.) devidamente arredondadas.
Thickness/Espessura( longarina): Bico a 12’’: de 7/8’’ a 1.1 /2’’ x Meio: 2.1 /2’’ a 2.7 /8’’ x Rabeta a 12’’: 3 /4’’ a 1.1 /2’’ ( todas variando 1 /16’,’em conjunto).
Outline/Foil: bem arredondados, para garantir manobrabilidades, sem muita pressão, nos movimentos. A maioria round pin, pois funcionam bem em qualquer tipo de onda/mar.
Bottom/ fundo: a maioria está usando concave no Bico, combinado com single( pé da frente) to double concave(pé de trás/quilhas) com Vee natrás das quilhas, prá facilitar as carves/cacadas.
Fins/Quilhas: muitos estão usando a opção de 5 plugues, para usar tres quilhas iguais, 2 estabilizadoras + a Central de 8’’ a 9’’. Porém observei que o Marcelo Freitas usa quadri com as duas trazeiras menores e mais centralizadas, que gera maior velocidade nas manobras. Ele acertou um aéreo reentry, lindo.
Rocker Bottom e Deck(envergadura): estão mais retos pois geram maior projeção. Acentuados somente nas extremidades da prancha, Bico e rabeta, para permitir manobras mais fechadas/progressiva ou abertas/linha clássica.
Phil Rajzmam continua sendo, na minha opinião, um dos longboarders mais completo, pois na mesma onda, consegue misturar o progressivo e o clássico, ambos com muitio estilo, jogo de cintura, braços e pernas, que ajudam na fluides das manobras.
Claro que tudo isso, deve ser combinado com o tipo  e estilo do surfista,tempo de surfe, peso, tamanho, largura do ombro, tamanho do pé, etc... coisa que muita gente não leva em consideração. Lembrem-se sempre que, os surfistas profissionais fazem parecer que é muito fácil executar tais manobras. Mas antes de comprar uma prancha, converse sempre com um sufista ou um Shaper indicado por um amigo.
Obrigado , mais uma vez, pela lembrança.
Abraço
Rick Caracol
Handcrafted boards

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Pesquisar este blog